Como fazer uma crônica
Bom pensei em um formato ideal para uma crônica e ficou mais ou menos assim:
Pense me um fato do cotidiano, pode ser a politica, o contexto mundial, o
ambiente familiar etc. uma crônica ( de cronos o Deus do tempo) está sempre
ligada ao cotidiano. (observe essa minha crônica chamada "Conversa de
miúdo".
A mãe na pia, lavando aquela montanha de louça depois da bacalhoada e o miúdo
sai com essa.
Observe que a narrativa é informal e intimista, uma conversa intima. Pode haver
até a presença de diálogo:
_ Mãe, hoje tem escola?
_ Você quer dizer aula. Não filho, hoje é domingo de Páscoa.
_ Ah! Queria ir na escola hoje.
Observe a presença da oralidade em "Mãe, hoje tem escola?". Em uma
crônica a fala coloquial pode aparecer.
O fato aqui - uma conversa ente mãe e filho é um pretexto para que o autor
exerça sua criatividade, ou comunicar uma angustia. Nesse caso expressei um
inconformismo com algumas escola mostrando a alegria de uma criança com sua
escola. Uma crônica pode apresentar um certo lirismo, ou seja, uma linguagem
com tom poético. Sinta a poesia e a leveza nesse conversa.
A mãe se vira e lança um olhar curioso para o filho.
_ Minha professora contou que a páscoa não é só o ovo de chocolate. Ele contou
de Moisés, e de Jesus também. Sabia que ele ressuscitou, mãe?
_ Sabia, filho.
_ Mãe, você achou bonita a ovelha que eu pintei?
_ Achei linda, filho.
_ A professora deu um bombom junto. Todos na escola ganharam. Você acha que a
escola gosta da gente, mãe?
_ A escola são as pessoas que trabalham nela filho, suas professoras, os
funcionários, a direção. São eles que gostam de você.
_ Minha professora gosta de mim. Ela brinca comigo, e até está me ensinando a
ler, né mãe?
_ Todos gostam, filho. As pessoas que trabalham na sua escola escolheram isso
porque gostam de criança e gostam de ensinar.
_ Tem criança que estraga a própria escola, mãe. Eu não faço isso nunca. Acho
minha escola linda.
Diz coisa séria por meio de uma aparente conversa fiada.
_ Nem todas as escolas são como a sua, meu pequeno. Há lugares em que as
pessoas pensam diferente, acham que escola são pequenas fábricas de construir
aprendizes. Se esquecem de presentear e de brincar por acham que isso não é
importante.
_ Ainda bem que minha escola é não é assim, né mãe.
_ Ainda bem filho.
Uma crônica deve ter natureza ensaistica, ou seja ser breve, fazer criticas de
maneira leve, expor idéias e reflexões filosofica a cerca de um determinado
tema.
Uma crônica deve ainda ser falar um fato moderno, sujeito a transformação e a
fugacidade da vida moderna. A sensibilidade no contato com a realidade sem
falar muito, em forma de sintese dá o recado de uma crônica.
Norma
Nola
Enviado
por Nola em 03/08/2011
Reeditado em 20/06/2012
Código do texto: T3136164
Reeditado em 20/06/2012
Código do texto: T3136164
Nenhum comentário:
Postar um comentário